Todas as pessoas, em todos os lugares, têm o direito de alcançar o mais alto nível possível de cuidados com a saúde.

Esta é a premissa fundamental da atenção primária à saúde (APS). Os cuidados com a saúde primários constituem uma abordagem que abrange toda a sociedade para organizar e reforçar eficazmente os sistemas nacionais de cuidados com a saúde, a fim de aproximar os serviços de cuidados com a saúde e de bem-estar das comunidades.

Possui 3 componentes: serviços de cuidados com a saúde integrados para atender às necessidades de cuidados com a saúde das pessoas ao longo da vida abordar os determinantes mais amplos da saúde através de políticas e ações multissetoriais; capacitar indivíduos, famílias e comunidades para assumirem o controle de sua própria saúde.

Os cuidados com a saúde primários permitem que os sistemas de cuidados com a saúde apoiem as necessidades de cuidados com a saúde de uma pessoa – desde a promoção da saúde à prevenção de doenças, tratamento, reabilitação, cuidados paliativos e muito mais. Esta estratégia também garante que os cuidados com a saúde sejam prestados de uma forma centrada nas necessidades das pessoas e respeitando as suas preferências. Onde é a dor da canelite