Novas Tendências

Gestão em tecnologia da informação ead Unoeste
As tendências recentes do ensino superior à distância no Brasil incluem um
crescimento considerável no número de instituições privadas/comerciais; adoção de
políticas governamentais que estimulem o aumento de vagas, matrículas e cursos
disponíveis nas instituições federais de ensino superior (IES); e notável diferenciação
de cursos, instituições e modalidades de ensino, com educação a distância (EAD) e
expansão de cursos de pós-graduação com ênfase na mercantilização do
conhecimento.
Embora a definição de EAD seja abrangente, geralmente é definida como uma
modalidade de ensino em que professores/professores e alunos estão localizados em
diferentes locais geográficos. Foi iniciado no século XVIII por meio de cursos
realizados pelo correio e, consequentemente, antecedeu a internet. O e-learning, por
sua vez, também com diferentes definições na literatura, ocorre quando as tecnologias
da internet são utilizadas para promover o aprendizado dos alunos. Pode ser síncrona
(quando um grupo de pessoas realiza atividades ao mesmo tempo) ou assíncrona
(quando as atividades são filmadas e disponibilizadas aos alunos posteriormente, para
que possam acessar o material quando quiserem). Existe um termo que se refere à
combinação de educação presencial e a distância (blended learning ou b-learning),
considerada uma forma híbrida, e uma designação para a especificidade dos
dispositivos remotos utilizados na aprendizagem (mobile learning ou m –
aprendizagem).