Algumas dificuldades do ensino a distância

Ao mesmo tempo, muitos insistem que a forma da educação a distância não é uma panaceia, principalmente porque a faculdade EAD não atenderia a todos os cursos e a todos os alunos. Segundo representantes universitários consultados, é menos a disciplina do que o conteúdo e os objetivos de um curso que possibilita ministrar remotamente.

Sobre esse assunto, a FEUQ questiona a relevância da educação a distância no contexto de cursos “de conteúdo afetivo ou empático”, como aqueles relacionados a “profissões de tipo relacional” ou “incluindo oficinas, laboratórios ou estágios, como programas de engenharia”. Segundo Bouchard, a educação a distância seria mais adequada para “cursos pré- formatados do tipo descritivo, que exigem apenas uma participação mínima dos alunos”.

Argumentando também que “a fórmula do curso a distância parece inadequada para determinadas disciplinas, às vezes porque o conteúdo não se presta a isso”, AELIES sugere que os alunos possam, no quadro da avaliação do curso, decidir sobre a relevância da sua oferta de ensino à distância. Além disso, notando as dificuldades que alguns alunos têm em fazer cursos à distância, muitos insistem na importância de melhor apoiá-los.

É com esse espírito que a ENAP elaborou um guia de estudos online que visa esclarecer os alunos sobre as vantagens e desvantagens do ensino a distância. Menciona-se aí, entre outras coisas, “[que] um curso online exige disciplina pessoal, bem como um alto e independente investimento no uso de materiais didáticos” bem como uma “mínima fluência com as ferramentas de comunicação”, para não mencionar a necessidade de conexão com a Internet, preferencialmente de alta velocidade”. https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-agronomia